Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros carros híbridos nacionais da marca
A Fiat corre para lançar carros híbridos flex nacionais ainda em 2024 seguindo o aporte de R$ 30 bilhões anunciado em março. A dupla Pulse e Fastback será a primeira a chegar às lojas com conjunto micro-híbrido (também chamado de híbrido leve) em meados do final do ano — no mais tardar, no começo de 2025.
Os SUVs serão produzidos em Betim (MG) graças a um investimento local de R$ 14 bilhões. Na última semana, Autoesporte antecipou que a Stellantis está importando uma linha de produção de motores da Polônia para iniciar a fabricação dos primeiros híbridos no Brasil.
Versões eletrificadas vão se chamar Bio-Hybrid — Foto: Divulgação
As versões híbridas de Pulse e Fastback vão se chamar Bio-Hybrid e terão um novo dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Assim, pode fornecer energia que gera torque adicional ao carro, consequentemente reduzindo o esforço do propulsor a combustão.
Conforme apurado por Autoesporte, este novo sistema vai trabalhar em conjunto com o motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque que já equipa a dupla. A Stellantis vai instalar uma bateria de 12V para operar paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo, e que vai permitir que o veículo continue em movimento com o câmbio desacoplado e o motor desligado.
Visual será diferente
Autoesporte apurou que as versões híbridas de Pulse e Fastback terão visual exclusivo em comparação com os modelos sem eletrificação. Espere um pequeno facelift na grade frontal e rodas redesenhadas, oferecidos com o mesmo pacote de equipamentos da versão Impetus.
Em termos de posicionamento, as versões Bio-Hybrid chegam para fazer a ponte entre as configurações mais básicas de Pulse e Fastback e os esportivos Abarth.
Os SUVs da Fiat podem não ser os primeiros híbridos flex da Stellantis no Brasil. Isso porque existe a possibilidade do Jeep Compass receber uma nova versão, com motor micro-híbrido, antes do fim de 2024.
Fonte: Autoesporte