Toyota Hilux híbrida é lançada na Europa, mas a versão brasileira será melhor

A Toyota lançou a Hilux híbrida no mercado europeu. A picape chegará às lojas com sistema híbrido leve, como vemos em modelos como Kia Sportage, Stonic e em alguns Audi aqui no Brasil.

Neste arranjo, um m pequeno motor elétrico de 48V substitui o alternador do veículo. Ele será responsável por auxiliar a Hilux nas partidas e também ajudará a reduzir o consumo de combustível, mesmo que seja de forma mínima - comum desses sistemas.

O motor elétrico trabalhará junto de um 2.8 turbo diesel, que também é usado nos Toyota Fortuner. Por lá, ele rende 204 cv de potência e 51 kgfm de torque, praticamente a mesma especificação que temos aqui para Hilux e SW4.

Mesmo que tenha a ajuda de um motor elétrico, a Hilux híbrida não deve ter um acréscimo considerável de potência e torque. Afinal, é uma unidade de baixa potência. E reduzirá em 10% o consumo de combustível do motor a diesel.

As capacidades off-road da picape devem seguir inalteradas, assim como a capacidade de reboque e carga. Um bom ponto é que mesmo com a adição do sistema elétrico, a picape manteve um bom limite de imersão na água, com 70 centímetros.

A Hilux híbrida deve ser vendida na África do Sul, Austrália e Ásia em um futuro próximo, depois de desembarcar na Europa. Lá fora, o sistema híbrido deve ser aplicado nas versões de topo da picape. E o próximo produto a receber a tecnologia será o Fortuner, nome usado para o SW4 em outros mercados.

Com isso, espera-se que o Brasil receba um híbrido convencional ou plug-in, que são soluções mais caras e que melhoram bastante o consumo de combustível.

E isso deve acontecer quando a nova geração da Hilux desembarcar por aqui, em 2026. Ela será vendida em três versões híbridas, e seguirá sendo fabricada em Zárate, na Argentina.

Fonte: Auto Esporte