Honda HR-V 2023 tem motor de City, foco no conforto e lista de equipamentos recheada

Quando a Honda lançou o HR-V no Brasil, em 2015, o segmento de SUVs compactos era formado por meia dúzia de modelos, já incluindo o próprio HR-V. Só que os carros “altinhos” ficaram tão populares quanto as quadras de beach tennis em São Paulo, o que fez o número de representantes dobrar. E o HR-V, que chegou a ser líder de vendas na categoria, acabou ficando para trás.

ão para trás que foi apenas o quinto SUV compacto mais vendido em 2021, com o Nissan Kicks “no cangote”. E olha que o fim do ano passado foi tumultuado para a marca japonesa – tirou de linha quase de uma só vez Accord, Fit, WR-V e o HR-V anterior.

Porém, o que parecia ser uma crise de produtos se revelou uma oportunidade para a Honda renovar sua linha. Esses frutos começam a aparecer com a terceira geração do HR-V (a segunda produzida e vendida por aqui).

As duas versões de entrada, equipadas com motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm e câmbio automático CVT, chegam às lojas no início de agosto. As outras duas, mais completas e com o inédito propulsor 1.5 turboflex, serão lançadas somente em outubro. As especificações desse motor ainda são mantidas em segredo. Nenhum preço foi divulgado.

A estratégia da Honda de “fatiar” o lançamento do HR-V tem a ver com o fato de que o desenvolvimento do motor 1.5 turboflex ainda não foi concluído. Assim, vamos concentrar as atenções na versão EXL, a segunda mais barata, mas longe de ser mal equipada.

Completo de série

Todas as configurações do novo HR-V trazem de série o Honda Sensing. O pacote inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, alerta de saída de faixa com centralização e ajuste automático do facho alto do farol. O controlador de velocidade adaptativo (ACC) incorpora uma nova função, na comparação com o sistema do City.

Agora, se o veículo que vai à frente parar, o HR-V é capaz de acompanhar o movimento. Se a partida acontecer em até 3 segundos, o Honda faz a retomada de forma automática. Caso demore mais que isso, o motorista precisa acelerar novamente ou pressionar uma tecla no volante.

É um progresso e tanto, considerando que a geração anterior não trazia qualquer recurso avançado de assistência ao condutor.

O HR-V EXL ainda tem como itens de série faróis de LED com acendimento automático, acesso por chave presencial, partida por botão, bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmeras de ré e no retrovisor direito e retrovisor interno eletrocrômico.

O quadro de instrumentos, que antes parecia o de um carro de dez anos atrás, finalmente chegou a 2022. Na opção EXL, a tela de 4,2 polegadas passa a ser colorida. Melhor que isso em um HR-V, só fazendo o upgrade para a versão Advance, que troca a tela por uma maior, de 7 polegadas. De todo modo, os mostradores analógicos são elegantes e de bom gosto.

Fonte: Auto Esporte