Strada é o carro mais vendido de 2021 e Fiat lidera como marca

As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil tiveram um pequeno crescimento em 2021, quando comparadas a 2020. De acordo com a Fenabrave, o número subiu 1,21%, chegando 1.974.431 unidades emplacadas durante o último ano. Destas, quase 110.000 foram da Fiat Strada, que fechou o ano como o veículo mais vendido do país.
Os maiores responsáveis pelo crescimento foram os comerciais leves que, sozinhos, aumentaram em 24,2% o número de emplacamentos. Os automóveis, por sua vez, encerraram o ano com queda de 3,6%. Para a federação, apesar do resultado positivo, a alta poderia ser maior – e a culpa é da conhecida escassez de componentes, que ainda causa instabilidade na produção.
“Nosso mercado tinha potencial para absorver cerca de 20% mais veículos do que os comercializados no ano passado”, disse José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. “Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”, completou, referindo-se aos números gerais, que incluem ainda motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
Fiat é a líder de 2021
Tirando a GM do topo do pódio, a Fiat conquistou a liderança absoluta em 2021, fechando como a marca de maior participação do mercado: 21,83% entre automóveis e comerciais leves. Atrás vem a Volkswagen, com 15,31%, deixando o terceiro lugar para a GM, com 12,26%.
A liderança também diz respeito às 109.107 unidades emplacadas da Strada de janeiro a dezembro. Assim, a picape foi o veículo mais vendido do país no último ano – antes de 2021 acabar, a picape ainda ganhou o reforço do câmbio automático, que promete aumentar ainda mais suas vendas para 2022. Atrás dela ficaram Hyundai HB20, Fiat Argo e Jeep Renegade.
A lista com os 30 modelos mais vendidos do ano está no final desta matéria.

Jeep Renegade vai mudar, mas foi o SUV mais vendido de 2021 Fernando Pires/Quatro Rodas
O Onix aparece em quinto lugar. Vale relembrar que o modelo, o mais vendido do Brasil por seis anos consecutivos, sofreu com a crise dos semicondutores e teve a sua produção suspensa por mais de cinco meses. Apenas nos últimos meses de 2021, Onix e Onix Plus voltaram a ser produzidos, ainda em ritmo gradual.
Por outro lado, no último mês de dezembro, o Onix foi o carro mais vendido do país, seguido do Onix Plus. Mas não deu tempo de recuperar a liderança no ano.

Crise no abastecimento de componentes prejudicou a produção e as vendas do Onix Fernando Pires/Quatro Rodas
Os SUVs, que já representam a maior fatia do mercado brasileiro com 42,9% (contra 32,7% em 2020), tiveram o Jeep Renegade como grande vencedor, com 73.913 unidades vendidas – mesmo com ele prestes a mudar visualmente e ganhar o motor 1.3 turbo flex. O segundo lugar fica para o Compass, com 70.906 carros. O Creta é o terceiro, seguido de T-Cross, Tracker e HR-V.
Considerando apenas o mês de dezembro, no entanto, o Tracker liderou o segmento com quase 8.000 emplacamentos. O Pulse, ainda em ritmo de estreia, foi bem, com 4.432 unidades no período.

O Pulse tem feito bons números na estreia Fernando Pires/Quatro Rodas
Projeções para 2022
Além dos resultados de 2021, a Fenabrave também divulgou suas projeções para 2022. A entidade prevê que o setor crescerá 5,2% neste ano, excluindo tratores e máquinas agrícolas. Para automóveis e comerciais leves, a previsão é de crescimento de 4,4%.
A federação estima, ainda, que, assim como em 2021, os comerciais leves terão resultados superiores aos automóveis, com crescimento de 9,7%.
“É claro que situações conjunturais podem afetar essas estimativas, considerando que a indústria ainda sofre com a falta de insumos e componentes eletrônicos, que estamos diante de uma economia ainda turbulenta e iniciando um ano em que teremos Eleições, que costumam criar um cenário de incertezas”, diz Andreta Jr.
Veja os 30 modelos mais vendidos de 2021
| Posição | Modelo | Unidades |
| 1º | Fiat Strada | 109.107 |
| 2º | Hyundai HB20 | 86.455 |
| 3º | Fiat Argo | 84.644 |
| 4º | Jeep Renegade | 73.913 |
| 5º | Chevrolet Onix | 73.623 |
| 6º | Jeep Compass | 70.906 |
| 7º | Fiat Toro | 70.890 |
| 8º | Volkswagen Gol | 66.228 |
| 9º | Fiat Mobi | 65.847 |
| 10º | Hyundai Creta | 64.759 |
| 11º | Volkswagen T-Cross | 62.307 |
| 12º | Chevrolet Onix Plus | 54.707 |
| 13º | Renault Kwid | 52.916 |
| 14º | Chevrolet Tracker | 50.757 |
| 15º | Toyota Hilux | 45.893 |
| 16º | Toyota Corolla | 41.891 |
| 17º | Honda HR-V | 38.406 |
| 18º | Volkswagen Nivus | 36.664 |
| 19º | Nissan Kicks | 36.524 |
| 20º | Chevrolet S10 | 35.045 |
| 21º | Toyota Corolla Cross | 34.249 |
| 22º | Volkswagen Voyage | 28.593 |
| 23º | Fiat Cronos | 27.887 |
| 24º | Volkswagen Saveiro | 26.751 |
| 25º | Hyundai HB20S | 25.568 |
| 26º | Renault Duster | 22.457 |
| 27º | Toyota Yaris | 21.126 |
| 28º | Fiat Fiorino | 20.602 |
| 29º | Volkswagen Virtus | 20.563 |
| 30º | Ford Ranger | 20.499 |
Fonte: Quatro Rodas









