Nova Amarok W580X é a picape da VW pronta para trilhas extremas

Enquanto a nova geração da Amarok se avizinha, a Volkswagen aproveita para fazer com a picape média tudo aquilo que seus fãs querem. Assim, em nome da brutalidade e vocação off-road, a marca se juntou a uma preparadora especializada para lançar a versão mais furiosa da caminhonete até aqui.

Estamos falando da Amarok W580X, feita pela sucursal australiana da VW em parceria com a Walkinshaw Performance, que já havia criado versões semelhantes para a Chevrolet Colorado ou Ram 1500, por exemplo, além das Amarok W580 e W580s de 2020, que também compõem a chamada Série W.

No caso da W580X o foco deixa de ser a performance na estrada e passa a ser o que a picape é capaz de fazer na terra. Desse modo mantém-se o mesmo V6 3.0 de 271 cv com 59,1 kgfm (ou 580 Nm) que ajuda a batizar o modelo, mas há novos equipamentos que preparam-na para ambientes hostis.

A performance não é muito diferente da Amarok V6 nacional, que também compartilha do câmbio automático de oito velocidades, mas a W580X se diferencia em detalhes como amortecedores de tubo duplo recalibrados, maior vão livre, barra luminosa em led (assim como o resto da iluminação), proteção reforçada sob o assoalho e respiros da Seikel que evitam entrada de água nos diferenciais (o snorkel é opcional).


Detalhes da Amarok W580S também influenciaram variante off-road da série Divulgação/Volkswagen


“A primeira (Amarok) Série W foi a chance de oferecermos algo que ninguém no mercado podia: uma picape poderosa e dinâmica que era confortável tanto em rodovias quanto em passos alpinos. Com a nova W580X — nossa Amarok off-road da Série W — podemos explorar outro aspecto da plataforma da caminhonete”, explicou o líder de desenvolvimento Nick Reid.


Em relação à W580, mudanças se concentram na suspensão e proteção contra obstáculos das trilhas Divulgação/Volkswagen

O visual também muda, graças aos extensos detalhes adesivados, para-choques modificado, grade frontal própria e o santantônio ao estilo da Fiat Toro. Isso não quer dizer que a funcionalidade foi sacrificada em nome da estética e mesmo os estribos exclusivos também servem como rock sliders, protegendo a carroceria.

Santantônios virão na cor predominante da carroceria Divulgação/Volkswagen

O interior segue misterioso e inédito, ainda que a Volkswagen tenha garantido que haverá assentos em Art Velour decorados e aquecidos, ar-condicionado de duas zonas e sistema de monitoramento da pressão de pneus, entre outros detalhes.

Houve melhorias mecânicas, mas salto de motorização ficará para 2023 Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen revelará em breve os outros novos aspectos da Amarok W580X, mas já sabemos que o modelo australiano será entregue a partir de abril do ano que vem aos poucos futuros proprietários. Os alemães também já disseram que evoluções mecânicas no fim de vida da atual Amarok são inviáveis. Desse modo, espera-se um salto de potência (além de motorização híbrida) na nova geração da caminhonete, esperada para 2023 e baseada na concorrente Ford Ranger.

Fonte: Quatro Rodas